8 de outubro de 2007

A Quarta Aliança

Autor: Gonzalo Giner
Género: Thriller
Editora: "Colecção Enigmas da História" | Nº de páginas: 397
Nota: 2/5

Resumo (da capa): Fernando Luengo, um joalheiro madrileno, recebe um estranho pacote, que deveria ter sido recebido pelo seu defunto pai no ano de 1933. O seu surpreendente conteúdo, um bracelete, resulta ter mais de 3300 anos de antiguidade. Ajudado pela sua fiel e jovem colaboradora Mónica, Fernando decide investigar a origem da jóia. A sua investigação desenterrará uma inquietante e enigmática intriga que arrastará as personagens por diversos cenários históricos: a terra prometida de Moisés, a conquista de Jerusalém durante a primeira Cruzada, os últimos dias da heresia cátara, as disputas dos templários em pleno século XIII, as lutas de poder entre o papa Inocêncio IV e os príncipes europeus, o reaparecimento de uma seita judaica séculos depois da sua extinção...

Com a ajuda de Lucía, uma perspicaz historiadora, Fernando descobre uma constante em todos os acontecimentos que aborda: a presença de objectos sagrados de extraordinária transcendência que os protagonistas de todas as épocas ambicionam possuir para desencadearem ou para se oporem a uns obscuros planos apocalípticos.

Um papiro resgatado das covas do Mar Morto proporcionar-lhes-á a chave para averiguarem a verdade e trazerem à luz uma profecia cujas consequências desconhecem.

Opinião: Mais um livro que veio da onda criada pel’O Código Da Vinci. No entanto é uma pena que tendo uma premissa interessante, se torne uma leitura aborrecida de tão artificial que a história se revela. Tudo no livro parece forçado: os diálogos, as relações entre as personagens e mesmo as situações que ajudam a história a progredir.

Os capítulos saltam entre duas linhas temporais, uma actual, a decorrer no ano de 2002, e em que seguimos os personagens Fernando, Mónica e Lucía, que se constituem também como um triângulo amoroso; a outra num tempo passado, passando-se maioritariamente no ano de 1244, havendo no entanto um salto até 1099 num dos capítulos iniciais. Se os capítulos dedicados à última parecem bem conseguidos, debruçando-se sobre a demanda medieval de vários personagens em busca dos símbolos das anteriores alianças de Iavé com o Homem, mantendo o leitor algo preso e a ansiar pelo que vem a seguir, a acção a decorrer no ano 2002 é quase como um turn-off, sendo das piores coisas que o livro tem. É nesses capítulos que se nota a maior artificialidade nos diálogos e nas relações entre as personagens, até o triângulo amoroso parece rídiculo e torna-se aborrecido.

A juntar a isto uma escrita quase infantil. Não é que eu escreva melhor, mas eu não sou publicada nem tenho aspirações a isso…

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...