15 de janeiro de 2008

O Códice Secreto

Autor: Lev Grossman
Género: Thriller
Editora: "Colecção Enigmas da História" | Nº de páginas: 278
Nota:
2/5

Resumo (da capa): Edward Wozny é um jovem banqueiro dedicado a uma prometedora carreira de consultor bancário em Nova Iorque que se prepara para umas merecidas férias em Londres. Antes de partir para a Europa, deve realizar um último trabalho para os Duques de Bowry, importantes clientes da entidade financeira para a qual trabalha. Os duques pedem-lhe então que organize e catalogue uma série de livros de grande valor que trouxeram para o seu apartamento nova-iorquino.

Os duques estão especialmente interessados na recuperação de um códice do século XIII intitulado A Viage to the Contree of the Cimmeriams, escrito por Gervase de Langford, contemporâneo de Chaucer, um texto que permaneceu oculto durante séculos e que alegadamente contém importantes segredos e revelações que afectam o passado mas que podem também influir no presente… Enquanto, com a ajuda da jovem medievalista Margaret, procura sem resultado o códice, Edward dedica-se fervorosamente a um jogo de computador chamados Momus.

Um jogo tão aditivo que chega a submergi-lo num estado próximo da hipnose durante horas. Nesse estado, Edward começa a descobrir uma série de inquietantes e misteriosos paralelismos entre a sua própria vida e o jogo…

Opinião: Levei algum tempo a escrever esta pequena opinião, de tão fraco que achei o livro. As personagens não têm qualquer tipo de profundidade, nomeadamente o protagonista, que parece ficar obcecado com o tal códice só porque lhe dizem que estão interessados nele; a história, apesar de uma premissa interessante, é fraca não conseguindo cativar nem fazer-me interessar pelo que o códice tinha assim de tão secreto.

O jogo até é capaz de ser a melhor parte, mas mesmo assim parece mal explorado. O final é mais que prevísivel. No geral, este livro foi uma perda de tempo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...