1 de dezembro de 2008

Manias de Leitor

Dá para ver que hoje não me apetece fazer nada. :D

Já tinha visto um post deste género no blog Estante de Livros, depois n'O Cantinho do Bookoholic. Passo então a enumerar as minhas manias:

- adoro ler à noite, pois é a altura em que consigo me concentrar melhor;

- gosto de ler em silêncio, mas o barulho também não me atrapalha, pelo que geralmente estou a ler quando o resto da família está a ver televisão (por vezes fico tão alheada do que está a minha volta que só percebo que estão a falar comigo quando me tiram o livro das mãos);

- uso sempre um marcador de livro para marcar a página onde vou (um da Penguin ou, ultimamente, um da Bertrand que faz menção à época natalícia), e faço colecção. Já roubei alguns marcadores que por vezes vêm como oferta nos livros (ou seja, abro o livro, encontro o marcador, tiro-o e não compro o dito livro). Se não tiver um marcador, uso à coisa que estiver mais à mão, como bilhetes de autocarro ou mesmo o telemóvel;

- adoro cheirar os livros quando os abro pela primeira vez;

- quando começo a ler um livro, leio a primeira página, depois a última frase e só então leio o livro;

- tento organizar as estantes por autor ou colecção;

- leio dois livros ao mesmo tempo mas em diferentes formatos, ou seja, leio um livro e oiço um audio-livro ao mesmo tempo;

- gosto de ler os livros das outras pessoas, ou que já foram lidos anteriormente. Aborrece-me, no entanto, quando os livros se encontram com notas escritas de leitores anteriores, porque distrai a leitura. O mesmo se passa com notas de rodapé, não sou grande apreciadora;

- tento ler sempre os livros até ao fim, mas já deixei três a meio: Os Maias de Eça de Queirós, Aparição de Vergílio Ferreira e, recentemente, Love and War de John Jakes;

- sempre que vou a um centro comercial é obrigatório ir à FNAC e à Bertrand, mesmo que saia lá de mãos vazias. Aliás, num centro comercial, nomeadamente Colombo e Vasco da Gama, consigo saber sempre qual é o meu ponto georeferencial em relação às duas lojas. :D

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...