26 de maio de 2008

A Muralha de Gelo (As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 2)

Autor: George R. R. Martin
Género: Fantasia
Editora: Saída de Emergência | Nº de páginas: 414
Nota: 5/5

Resumo (da capa): Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade…

Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem com eles é bem pior que a própria morte…

Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue mancha os degraus dos palácios e o veludo dos cadeirões dourados. E quando parece que nada poderia piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

George R.R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com a sua imaginação poderosa, a sua escrita inteligente e as suas personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura… então este livro é para si.


Opinião: Nota-se claramente que este segundo volume é o final do primeiro livro original. Não sei o porquê da escolha da editora em dividir os livros em dois volumes, mas enfim lá terão as suas razões.

Se no primeiro volume é-nos apresentado os protagonistas, cada um deles com um capítulo que lhe é dedicado por o seguir no decorrer da acção, e o ambiente em que estão inseridos, neste segundo volume começa a acção propriamente dita. As três linhas de história encontram-se mais vincadas e desenrolam-se a uma velocidade impressionante, sem perderem no entanto o elo que as liga.

Temos então a guerra civil entre as várias Casas dos Sete Reinos. Esta é a linha de história que mais detém a narrativa, não só devido aos muitos protagonistas envolvidos, mas também por dar-nos a conhecer a história deste continente (os Sete Reinos, a sua unificação) e apresentar-nos a política (ligações entre as casas e as motivações de cada personagem) de forma bastante credível.

Existe depois a história de Daenerys,
“filha de dragões, noiva de dragões, mãe de dragões,”
a única sobrevivente da casa Targaryen que unificou e reinou os Sete Reinos antes de ser destronada. Tem dos capítulos mais interessantes e é uma das componentes fantásticas da história.

Por fim, temos a Muralha. Esta é a parte menos explorada até ao momento, na minha opinião, mas podemos antever que terá grande importância. Detém também a sua componente fantástica ao mostrar-nos os Outros e os seus poderes.

Sendo este o primeiro (se tivermos em conta os livros na sua versão original) livro de uma série, não posso deixar de tentar perceber e adivinhar o que vem aí. Acho curioso a saga chamar-se Crónicas de Gelo e Fogo e as componentes fantásticas deste livro serem compostas por esses dois elementos: Gelo, por parte dos Outros, seres frios, gelados, criaturas do Inverno; e Fogo, dos dragões, símbolo da única Casa que conseguiu unir os Sete Reinos, e eventualmente a única arma que poderá ser manejada durante o Inverno que se aproxima. Não consigo deixar de pensar que no final, será uma batalha entre Outros e Dragões, com os Sete Reinos pelo meio.

Uma saga para acompanhar. Aconselho-a sobretudo a quem gostou dos livros de Tolkien. Apesar de diferentes, Martin e Tolkien souberam arrebatar-me e querer saber mais sobre o mundo que inventaram.

9 de maio de 2008

A Guerra dos Tronos (As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 1)

Autor: George R. R. Martin
Género: Fantasia
Editora: Saída de Emergência | Nº de páginas: 400
Nota: 4/5

Resumo (da capa): Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da soberana. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard apercebe-se que também a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.


Opinião: Terminado este livro só posso dizer, onde está o próximo? Agarrou-me do princípio ao fim, mesmo que a maneira de contar a história seja diferente do que estou habituada. Cada capítulo é contado seguindo um diferente personagem, o que à primeira vista pareceria um pouco confuso. Mas não o é. O autor tem uma grande capacidade de desenvolver as mais diferentes personagens, bem como a linha de história destes, o que faz com que o leitor não se perca. O leitor sabe exactamente onde está (mesmo com três linhas de história, que acabam por se complementar), com quem está e o que pode esperar daquele capítulo.

Ainda é cedo para tecer uma crítica mais aprofundada, mas considero-me rendida a esta série.

6 de maio de 2008

Twilight

Baseado no bestseller de Stephanie Meyer, com Kristen Stewart e Robert Pattinson nos papéis principais. Mais informação no site IMDb, no site da autora e no site oficial do filme, embora ainda não tenha grande coisa.

Também já se encontra disponível o teaser trailer.



Ainda não li os livros. Já tenho lido críticas bastante divergentes e até agora nenhuma me levou a ficar com grande curiosidade sobre os livros, pese o esforço que uma amiga faz para me tentar envolver neles. O teaser também não me cativou por aí além.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...