18 de janeiro de 2009

Perguntem a Evans / Parker Pyne Investiga

Autor: Agatha Christie
Género: Mistério
Editora: Livros do Brasil “Colecção Vampiro Gigante” | Nº de páginas: 467
Nota: 4/5 | 3/5

Opinião: O título da primeira história em inglês é muito mais apelativo, “Why didn't they ask Evans?” São estas as últimas palavras de um moribundo que Bobby Jones encontra, no fundo de uma arriba, enquanto jogava golfe e a quem não daria mais um único pensamento se não se transformasse ele também numa vítima. Com a ajuda da sua amiga Lady Frances, encetam então uma jornada para descobrir o que está então por trás de tal tragédia.

Sendo uma história de Agatha Christie, é de esperar twists e reviravoltas inesperadas. Mais uma vez ela ilude e guia-nos habilmente através de várias pistas, que tanto nos aproximam como afastam do verdadeiro culpado.

A segunda parte consiste em 12 contos que têm como protagonista Parker Pyne. Nos primeiros 6 ele participa forma indirecta, já que ele apenas toma conhecimento dos casos e arranja depois o que é necessário para os mesmos sem se envolver directamente. Já as restantes 6 histórias envolvem-no de forma directa, já que em férias é abordado, nos vários locais por onde passa, pelos seus companheiros de viagem para que este resolva os problemas que vão surgindo.

Gostei sobretudo dos contos O Preço da Pérola, que tem uma citação curiosa sobre arqueólogos, e O Oráculo de Delfos. Os restantes casos têm também algum interesse mas não envolvem tanto o leitor como outras histórias da autora.

4 comentários:

Seccionista disse...

Tenho andado cheia de vontade de reler os meus livros da Agatha Christie e a tua crítica só contribuiu para ter ainda mais. Acho que vou ter de começar um em breve. ;-)

Mónica disse...

Ainda não li o único livro da Agatha Christie que adquiri através do Bookmooch. Acho que tenho de colmatar essa falha em breve depois de tanta crítica posotiva que tenho lido.

WhiteLady3 disse...

Eu aconselho sempre a leitura dos livros desta autora! Podem não ser grandes obras mas entretêm e põem as nossas células cinzentas a trabalhar.

slayra disse...

Dentro do género, Agatha Christie é a melhor! Ainda não li estes mistérios, mas parecem-me bons, como sempre! ^^

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...