8 de março de 2010

Writer’s Block

Iniciei a minha vida nesta auto-estrada na informação através de fóruns ou message boards. Ainda hoje frequento alguns, quase todos relacionados com livros, mas depressa senti vontade de me expressar sobre outros temas e foi assim que conheci o LiveJournal.

Hoje em dia não o uso com tanta frequência, sobretudo porque a maioria das pessoas que por lá anda (ou pelo menos com que me cruzo) falam inglês e, convenhamos, há dias em que já é complicado entender ou expressar convenientemente ideias em português, quanto mais numa segunda língua. Mas mesmo assim gosto de dar um pulinho de vez em quando, mais não seja por achar que o conceito consegue ser mais interessante que o do Blogger. Interessante também é uma aplicação denominada “Writer’s Block”.

Esta aplicação consiste em perguntas diárias que qualquer utilizador pode responder, ajudando a acabar com o tal bloqueio de autor, quando queremos falar sobre algo mas não sabemos bem o quê, suscitando algumas discussões interessantes e permitindo mesmo conhecer um pouco mais as pessoas com quem travamos conhecimento por essa internet fora.

E porque vem isto à toa? Ontem a pergunta era a seguinte:
Is there any book you can read over and over again without ever getting sick of it? Do you discover something new every time you read it?

E assim participei, pela primeira vez, no “Writer’s Block”. E agora partilho aqui a minha resposta:
Harry Potter series. It's true! I must have read the first 3 books about 4 or 5 times and the others at least 2 times. I just love the writing, the story, how you see the characters grow, the humour... I never get tired of them or talking about them.

Then, The Count of Monte Cristo by Dumas. Only read it a couple of times but is one I constantly think about reading if nothing else seems to please me.

Gosto de muitos livros mas estes são os dois (na verdade oito mas vou contar a série HP como sendo um livro só) aos quais volto com alguma regularidade, ainda que O Conde de Monte Cristo seja mais complicado de reler por ser um grande livro (não só em termos de tamanho mas de história, personagens, não é por acaso que é um clássico e, dos clássicos que já tive oportunidade de ler, é o meu favorito) e suscitar um maior esforço da minha parte (sim, porque eu só consigo ler determinado tipo de livros quando estou com espírito para eles). A cada releitura destes livros descubro um ou outro pormenor que me tinha passado ao lado, a cada releitura surpreendem, a cada nova releitura fazem-me rir e chorar tal como o havia feito na primeira vez em que lhes peguei. Se os livros são amigos, estes são os meus melhores amigos, aqueles com que sei que posso sempre contar.

Podem ler mais respostas a esta pergunta aqui e ver mais perguntas aqui.

5 comentários:

Célia disse...

Eu só tenho uma resposta a essa pergunta e chama-se "The Lord of the Rings". Nem sei quantas vezes o li, esse e os restantes à volta de Terra Média. Já há coisas de uns 3 anos que não o releio e é capaz de estar na hora de o fazer ;)

WhiteLady3 disse...

É um dos meus livros preferidos mas ainda só o li uma vez. Releio é determinadas passagens com alguma frequência, quase todas relacionadas com a Éowyn, vá-se lá perceber porquê... :P Tirando a trilogia, ainda só li O Hobbit e O Silmarillion, mas já tenho quase todos os outros, à excepção da colecção History of Middle Earth, cá em casa. Porque é que ninguém edita aquilo por cá!?

Célia disse...

Eu tenho um volume da History of Middle Earth, mas adquiri recentemente e ainda não deu para ler. Acho que não publicam isso por cá porque são muitos volumes e depois teriam de os publicar todos... e vai daí, se fossem realmente bem promovidos, talvez tivessem sucesso.

slayra disse...

Hmmm... Harry Potter, sim, gosto de reler de vez em quando. E, claro, "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen. :D

WhiteLady3 disse...

Por acaso não sei se vão comemorar os 10 anos dos filmes, mas se o fizessem podiam aproveitar. Acho que a maior parte das pessoas que queria ler o History of Middle Earth já os comprou em inglês, mas mesmo assim são difíceis de encontrar. Acho que só ganhavam em fazê-lo mas pronto, eu sou fã logo a minha visão do mercado é condicionada... :P

Slayra, mas o teu preferido da Austen também não é o Persuasão? Eu revejo é as séries e os filmes... :')

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...