4 de maio de 2010

O Jardim Encantado

Autor: Sarah Addison Allen
Género: romance
Editora: Quinta Essência | Nº de páginas: 270
Nota: 4/5

Resumo (do site Goodreads): Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam…

As mulheres da família Waverley são herdeiras de um legado mágico – o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.

Proprietária de uma empresa de catering, Claire Waverley prepara pratos com as suas plantas místicas – desde as chagas que ajudam a guardar segredos até às bocas-de-lobo destinadas a desencorajar intenções amorosas. Entretanto, a sua idosa prima Evanelle é conhecida por distribuir presentes inesperados cuja utilidade se torna mais tarde misteriosamente clara. São elas os últimos membros da família Waverley – com excepção da rebelde irmã de Claire, Sydney, que fugiu da cidade há muitos anos.

Quando Sydney regressa subitamente a Bascom com uma filha pequena, a tranquila vida de Claire sofre uma reviravolta, bem como a fronteira protectora que erigiu tão cuidadosamente em redor do seu coração. Juntas uma vez mais na casa onde cresceram, Sydney reflecte sobre tudo o que deixou para trás ao mesmo tempo que Claire se esforça por sarar as feridas do passado. E em pouco tempo as irmãs apercebem-se de que têm de lidar com o seu legado comum para viverem as alegrias do futuro que se anuncia.

Encantador e pungente, este fascinante romance irá, seguramente, enfeitiçar o leitor.


Opinião: Acho que nunca estive tanto tempo à espera para ler um livro. Quase 6 meses à espera que ficasse disponível na biblioteca! Mas a espera compensou.

Há semelhança de O Quarto Mágico temos 3 mulheres, ligadas por laços familiares. As 3 pertencem à família Waverley, conhecida em Bascom por lhes correr nas suas veias magia, mas sobretudo por deterem na sua casa uma macieira, também ela mágica. Claire é a única residente na casa, dona de uma empresa de catering e com um dom para confeccionar alimentos com plantas que influenciam as pessoas. A sua vida era pacata até que a sua irmã, Sidney, que sempre tentou fugir ao legado Waverley, regressa a casa com a sua filha pequena, Bay. Claire tem assim que aprender de novo, como deixar entrar pessoas no seu coração, até porque o amor mora ao lado.

Adorei o livro! E continuo hoje, quase duas semanas depois de o ter acabado, sem saber de qual gosto mais, deste ou do outro livro da autora. Acho que estão empatados. Apesar de semelhantes, cada um deles tem uma beleza particular e detalhes saborosos. Para começar a comida. Muitos comparam este livro com Como Água Para Chocolate da Laura Esquível, mas acho que são diferentes. Gostei mais das receitas mexicanas e de como os sentimentos de Tita afectavam os cozinhados, o que não acontece neste livro em que são as flores a afectar os sentimentos. Ainda assim, as receitas de Sarah Addison Allen parecem apetitosas e dão muita cor ao livro. Gostei da magia, que se encontra muito mais presente neste livro, já que todas as famílias da pequena cidade de Bascom parecem ter algum poder especial. A história pareceu-me ter uma tonalidade um pouco mais negra, pairando sempre a aura do marido de Sidney por perto. Achei tudo isto muito bem conseguido, mas tenho de destacar a macieira, para mim a melhor personagem do livro. Sim, é uma personagem já que tem muito a dizer e gosta de ser ouvida, ou não desatasse a atirar maçãs. :D

Só posso recomendar e espero ler muitos mais livros desta autora. É uma das melhores descobertas que fiz este ano.

4 comentários:

Patrícia Cálão disse...

Também gostei muito deste livro. Uma autora que fiquei muito feliz por conhecer.
E claro...adorei a macieira!:D

Paula disse...

Está lindo o look do blogue :)
Quanto ao livro, gostei do teu comentário, não tinha pensado em ler, mas depois desse comentário acho que vai para a Wish :D
Abraço

WhiteLady3 disse...

Laelany, cheguei à conclusão que prefiro este a O Quarto Mágico. Por muito que inveje o poder de Chloe, a macieira bate isso! É fantástica! Queria ter uma macieira assim, repleta de vida e com algo a dizer. :D

Paula, obrigada! ^_^ Eu só posso recomendar esta autora. Conta histórias lindas, mágicas, que nos deixa com um calorzinho no coração. :)

Mónica disse...

Tenho esse aqui para ler à tanto tempo.... Nunca pensei que fosse assim tão bom. Definitivamente tenho de lhe dar uma hipótese em breve ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...