1 de setembro de 2010

Sangue Oculto (Sangue Fresco, Livro 4)

Autor: Charlaine Harris
Género: fantasia urbana
Editora: Saída de Emergência | Nº de páginas: 272
Nota: 4/5

Resumo (do livro): Sookie terminou a sua relação com Bill após considerar que ele a traiu. Um dia, quando sai do trabalho para casa, depara-se com um vampiro nu e desorientado. Rapidamente ela percebe que ele não tem a mínima ideia de quem é nem para onde vai, mas Sookie sabe: ele é Eric e parece tão assustador e sexy – e morto – como no dia em que o conheceu.

Mas agora como Eric está com amnésia, torna-se doce e vulnerável, e necessita da ajuda de Sookie – porque seja quem for que lhe tirou a memória, agora quer tirar-lhe a vida.

A investigação de Sookie leva-a a uma batalha perigosa entre bruxas, vampiros e lobisomens. Mas pode existir um perigo ou ameaça ainda maior - ao coração de Sookie, porque estando Eric mais gentil e mais doce… é muito difícil resistir.


Opinião: Já percebi porque é o livro preferido de tanta gente! O Eric realmente parece bem mais sedutor que todos os outros pretendentes, mas prefiro-o maquiavélico. E eis mais uma incursão no mundo da Charlaine, que não conto acabar tão cedo, já que as coisas parecem começar a aquecer.

Sookie e Bill terminam o seu relacionamento e aquele decide ir para a América do Sul completar o trabalho que a rainha do Louisianna lhe havia dado. Entretanto, Eric aparece amnésico e é Sookie que tem de o proteger de bruxas, que parecem querer tomar não só o negócio do vampiro viking, mas a ele também. Como se isso não bastasse, apesar de ter algumas regalias (*assobia inocentemente*), o seu irmão desaparece sem deixar rasto, pouco depois de negociar a protecção do vampiro. Terão sido as bruxas a raptarem o seu irmão? Haverá algo nas florestas em torno de Bon Temps?

Parece-me que ao longo dos livros vamos notando um crescimento nas personagens, nomeadamente de Sookie, que parece agora agir de forma mais independente e mais ciente do perigo que corre. Vemos que hesita, como qualquer outra pessoa hesitaria, mas toma as suas decisões e age conforme elas, não fugindo a arcar com as consequências dos seus actos. Chora um pouco demais para mim, mas acho que é compreensível dado o seu estado mental... Para além de Sookie, outras personagens vão vendo o seu protagonismo crescer, caso de Eric que foi entrando na vida de Sookie a passo e passo, até este livro onde a relação deles atinge um outro patamar, ainda que ele não estivesse verdadeiramente em si; enquanto outras parecem passar por transformações. Vamos a ver o que sairá daqui.

Este livro também ganha por introduzir novas criaturas. Já tínhamos travado conhecimento com vampiros, metamorfos e lobisomens, aqui temos o “prazer” de conhecer bruxas e wiccans, metamorfos que vivem numa comunidade pequena onde a consanguinidade é uma constante, com marcas claras no grupo, e fadas. Bem, é mais fada, no singular, porque é só uma. Percebemos que influencia as pessoas à sua volta, que não conseguem deixar de se sentir felizes, e tem um poder sobre vampiros, que ficam quase hipnotizados ao vê-la. E o que levanta curiosidade.

Assim sendo, mal posso esperar para ler os restantes. Consultando a Wikipedia, há algumas short stories entre este e o próximo volume, pelo que vou aproveitar e lê-las também, e fico à espera que sejam publicadas por cá.

3 comentários:

Elphaba disse...

Muito giro, não é?

Eu adoro esta novela a C. Harris e neste livro o Eric está mesmo apetecível…

Mais uma vez é preciso ter azar, aquela rapariga tudo lhe acontece. Nos dias de hoje quando penso que a vida me está a correr mal lembro-me dela e fico logo com vontade de sorrir (risos…).

Fernando disse...

Olá pessoal do Este meu Cantinho, venho por este meio comunicar-vos que já se encontra disponivel no blog "O Travessão" a entrevista a Maria Araújo Lima,a autora do recém publicado thriller policial Anástasis!

Passem por lá e digam o que acharam.

Abraço, Fernando

WhiteLady3 disse...

Elphaba, continuo a preferi-lo maquiavélico, a usar as pessoas como peões, mas está fofo neste livro sim senhora. :D

Fica a nota Fernando. ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...