18 de dezembro de 2010

Castle

Informação técnica no IMDb.

Criador: Andrew W. Marlowe
Actores: Nathan Fillion, Stana Katic, Jon Huertas, Seamus Dever
Nota: 4/5

Mais uma vez a leitura à noite tem sido relegada para segundo plano devido a uma série televisiva. Andei nos últimos tempos a acompanhar a segunda série de Castle, que tinha vindo a passar no AXN.

Castle deve o seu nome ao personagem principal, Richard Castle (Nathan Fillion), que após matar o seu herói de livros policiais, se vê perante um bloqueio de escritor. Quando aparece um assassino que recria os assassinatos dos seus livros, a ajuda de Castle é solicitada e conhece, deste modo, aquela que se vai tornar sua musa, a detective Beckett (Stana Katic), e que o leva a criar uma nova personagem. Graças aos seus conhecimentos na esfera política e social, Castle consegue então autorização para andar a reboque de Beckett ajudando-a a resolver os mais variados casos.

A curiosidade em ver esta série vem do facto de, mais nova, ter adorado outra série que tinha como personagem principal uma autora de livros policiais. E tal como havia adorado aquela, também Castle já tem um lugarzinho especial. Para começar, a série é hilariante. Segundo, o elenco é fenomenal, havendo uma grande química entre todos, conseguindo fazer com que as piadas resultem. Além disso, gostei que convidassem autores de livros policiais (tal como James Patterson) para aparecer na série onde jogam póker com Castle, ajudando-o a resolver alguns dos problemas mais complicados; e adoro os trocadilhos que fazem, não só chamando a atenção quando os crimes são semelhantes a histórias já contadas em livros (caso do episódio "Double Down" que se assemelha a Strangers on a Train de Patricia Highsmith) mas também adorei um episódio (e penso que foi esse episódio que me fez oficialmente fã) em que os actores piscavam o olho, por assim dizer, a personagens que tinham desempenhado em outras séries, assim Nathan Fillion apareceu como Captain Malcolm "Mal" Reynolds de Firefly e Jon Huertas como Sgt. Antonio Espera de Generation Kill. Devo dizer que nunca vi estas duas séries, mas por falta de oportunidade pois há muito que se encontram na lista de séries por ver.

Castle é uma série bastante engraçada, com mistérios que nos fazem puxar pelas célulazinhas cinzentas (como diria um famoso investigador também ele saído da pena de uma autora) e com um elenco fenomenal, onde se nota um grande à vontade e uma grande cumplicidade. Imagino as gravações, devem ser um fartote de riso. E espero que sempre assim seja, já que é uma série ligeira que dá muito gozo ver. É quase tão boa como um bom livro. :P

E por falar em livro, já foram publicados dois livros que Castle escreve baseado em Beckett, Heat Wave e Naked Heat. As críticas do primeiro dizem que fica atrás da série mas até tenho curiosidade em ler.

2 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Esta foi uma série que comecei a ver com algum "receio", mas depois de começar a segunda temporada, fiquei oficialmente rendida. Adoro!
Não é uma série absolutamente genial, mas não a troco por nada. O humor é fantástico e os crimes são interessantes, mas são as personagens que lhe dão mais riqueza.

Por isso concordo com o que dizes. :)

WhiteLady3 disse...

Partilhava o receio e o primeiro episódio pareceu-me estranho. Tal como no Clube das Investigadoras (acho que era assim que se chamava a série baseada em livros do James Patterson), pensei que houvesse um serial killer ao longo da série que imitasse os livros do Castle e quando foi tudo resolvido no primeiro fiquei um pouco de pé atrás. O que fariam a partir dali? Felizmente, bons casos e personagens fantásticas. :D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...