5 de março de 2012

The Peach Keeper [e-book]

Autor: Sarah Addison Allen
Ficção | Género: Romance
Editora: Bantam | Ano: 2011 | Formato: e-book | Nº de páginas: - | Língua: inglês

Quando e porque peguei nele: 24/fev/2012 a 26/fev/2012. Queria ler algo leve e que me desse esperança de qualquer forma, que me desse um final feliz. Conta para os desafios: Book Bingo - Romance.


Opinião: Às vezes parece que os livros nos escolhem ou saltam para a mão, tal como com Claire em O Quarto Mágico, nas alturas em que mais precisamos deles. Este foi um desses livros.

Raramente os livros desta autora desiludem, mesmo quando são mais fraquinhos, como o último que li antes deste, são bons. Mas este está ao nível dos primeiros que li e tanto adorei, de tal maneira que não sei de qual gosto mais. Tinha-me decidido pel’O Jardim Encantado mas o certo é que os três livros são excelentes.

Para começar, esta autora tem um talento magistral para retratar as personagens. Sinto que as conheço e revejo-me nelas. São humanas, reais, têm algumas virtudes e cometeram erros pelo caminho, caíram e voltaram a levantar-se, e percebemos que isso as fez crescer, as tornou melhores e dignas de finais felizes. Também gosto de como a própria cidade aparece como uma personagem, assim como a mansão a ser restaurada. Tudo no livro é uma personagem, até mesmo objetos e percebemos que coisas têm vida e personalidades (até mais que outras personagens de outros livros) distintas, têm algo a dizer.

Outra coisa que não falta neste livro é a magia, muito subtil mas presente. Aqui é representada por uma personagem misteriosa, que cheira a pêssegos, e que envolve a cidade numa névoa, por assim dizer, estranha. No entanto, o que mais me tocou foi o facto de os pássaros, com asas escuras e peito amarelo, serem como uma proteção contra este ente estranho. Devido ao momento em que o li, e que para aqui não interessa, tocou-me de maneira especial e ajudou-me a ultrapassar um dia menos bom neste ano que está a ser de puxar pelos cabelos.

Este livro está carregado de segundas hipóteses, de esperança, de aceitar o passado e o que somos hoje, algo que mexeu um pouco comigo e que estava a precisar de ler. Não digo que seja um “life changing book” mas foi exatamente o que precisava na altura em que o li para não dar asas a algum desespero que vinha sentindo. É esta a magia dos livros.

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Não há muito mais a dizer, adorei e ponto.

Há de seguir-se: American Gods do Neil Gaiman se estiver com paciência para escrever alguma coisa. :P

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...