25 de julho de 2012

Romeo + Juliet (1996)

Diretor: Baz Luhrmann
Adaptação de Romeo and Juliet de William Shakespeare por Baz Luhrmann e Craig Pearce
Atores: Leonardo DiCaprio, Claire Danes, John Leguizamo

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 16/julho/2012 cortesia das BLX. Vi no âmbito da Temporada William Shakespeare e porque fiquei com vontade de o rever após o visionamento do trailer do  “The Great Gatsby” do Luhrmann que conta mais uma vez com o DiCaprio. E porque é que nunca mais chega dezembro?

Opinião: Oh, que dizer deste filme?! Não foi amor à primeira vista (ah! percebem a piada? xD ) mas quase. A primeira vez que o vi, já lá vão muitos anos (como eu era novinha *sente-se velha*), achei parvo e estranho, talvez algo pretensioso, que as personagens dissessem um texto num inglês tão estranho (naquela época para a minha pessoa) e antiquado quando o cenário era contemporâneo, mas é daquelas coisas, primeiro estranha-se e depois entranha-se e acabou mesmo por ser isso que me fez acabar por amar o filme.

Tendo então por cenário, como disse, Verona Beach dos anos 90, temos a oportunidade de ver um Romeu e Julieta mais pop, com camisas havaianas, carros vistosos, armas de fogo potentes como “espadas” de 9 milímetros. Este filme é brilhante em termos estéticos, o que acaba por ser uma marca de Baz Luhrmann, cheio de cor e com detalhes deliciosos nas roupagens (as imagens religiosas na roupa de Tybalt por exemplo) ou mesmo nos billboards comerciais, com citações ou escritos a lembrar Shakespeare (o “Rosencrantchy” (sp?) fez-me rir tanto).

É então pelo aspeto visual que este filme chama também a atenção, fazendo dele um must see, mesmo que as representações não sejam memoráveis, digamos assim. É visível alguma química entre Danes e DiCaprio, mas vai daí eu adoro toda a cena em que se conhecem até que descobrem a verdadeira identidade um do outro. Há mesmo um momento em que, juro, vejo os seus corações partirem-se um pouco, ou então sou eu que ando romântica e a ver coisas.

Mas falando na cena em que se vêem pela primeira vez, que seria ele sem a música da Des’ree? Oh música mai’linda! Ainda hoje em dia dou por mim a cantá-la e lágrimas sempre que a oiço! Não fosse a “Who Wants to Live Forever” dos Queen e seria a melhor música de todos os tempos para a minha pessoa. Mas não é só esta música que capta o momento e o espírito do filme, “Young Hearts Run Free” e toda a cena com Mercutio a cantá-la na escadaria é outro bom momento do filme. Toda a banda sonora está fantástica, com músicas de Garbage e dos The Cardigans que ainda hoje gosto de ouvir, e outros êxitos.

Basicamente, tudo no filme é bom! Não sei se será para todos, talvez seja preciso uma mente aberta, sobretudo se uma pessoa está habituada às adaptações do Branagh ( :P ), mas eu adoro-o e só posso aconselhar.

Para além do filme, o DVD da edição especial conta não só com galerias de imagem e alguns comentários a justificar as escolhas em termos de design e guarda-roupa, mas tem também vídeos com Luhrmann a dizer o porquê de Shakespeare e como convenceu o estúdio a produzir este filme. :)

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Estou seriamente a pensar comprá-lo, sobretudo depois de ter visto o que traz a edição especial. Sou uma sucker por edições especiais, mais do que o filme, gosto de ver os behind the scenes, comentários e opiniões de quem trabalhou nos filmes que adoro.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...