16 de agosto de 2012

Hornblower: The Even Chance

Diretor: Andrew Grieve
Baseado na série de livros da personagem Horatio Hornblower de C.S. Forester por Russell Lewis
Atores: Ioan Gruffudd, Robert Lindsay, Dorian Healy, Jamie Bamber

Mais informação técnica no IMDb.

Opinião: Tomei conhecimento desta série de filmes televisivos pouco depois de conhecer a série “Sharpe”, e tal como esta trata-se de adaptações de livros, desta feita não de Bernard Cornwell mas de C.S. Forester. Enquanto em “Sharpe” seguimos um soldado que é destacado para o regimento de fuzileiros, combatendo por São Jorge e Inglaterra na Índia e na Europa, em “Hornblower” o protagonista pertence à Marinha inglesa.

Como disse, já há algum tempo que conhecia mas só agora que a Saída de Emergência está para editar os livros, saindo o primeiro este mês, é que me resolvi a ver.

Não será a melhor coisa deste mundo mas acaba por entreter. A história é interessante, mostrando-nos Hornblower no seu primeiro navio, onde é vítima de bullying, por assim dizer, e seguimos algumas das suas aventuras, enquanto se adapta à vida no mar.

Gostei bastante sobretudo porque se nota algum crescimento da personagem, por tudo o que vai vivendo. Além disso, e penso que aí é que está o ponto forte desta série e eventualmente dos livros (pelo menos tal acontece com Sharpe), permite-nos ter uma visão do que seria a vida e as batalhas em alto mar.

Vou ver os restantes filmes, ainda que seja estranho ver o Robert Lindsay num papel de responsabilidade depois de o ter visto na série “My Family” (que desde já aconselho, pelo menos as primeias temporadas, não consegui acompanhar as últimas). São 8 filmes ao todo, se não me engano, e aguardo a publicação dos livros.

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Mas vai daí gosto deste tipo de coisas de época, ainda para mais quando se mete pelas Revolução Francesa e Guerras Napoleónicas adentro. :P

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...