13 de agosto de 2012

O Cavaleiro das Trevas Renasce

Diretor: Christopher Nolan
Escritores: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Atores: Christian Bale, Anne Hathaway, Tom Hardy, Gary Oldman, Joseph Gordon-Levitt

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 4 de agosto no cinema.

Opinião: Primeiro que tudo, aconselho a quem ainda não foi ver (mas ainda há quem não tenha ido? :P) a rever os dois primeiros. Eu não o fiz e como a minha memória não é das melhores tive de, para grande desespero do meu irmão (que agora deve ter decidido nunca mais ir ao cinema, ou a qualquer lado, comigo), perguntar-lhe de vez em quando se me lembrava bem dos acontecimentos anteriores.

Segundo, oh filme tão bom! Talvez não esteja ao nível dos outros dois, sobretudo do segundo, mas pareceu-me um fim digno e justo para esta trilogia. Sinceramente não sei que mais dizer. Este é daqueles filmes que gosto tanto mas é difícil arranjar palavras.

A história começa cerca de 7 ou 8 anos depois dos acontecimentos do segundo filme, sendo que Harvey Dent é um herói, a sua lei foi aplicada e Batman desapareceu, enquanto Bruce Wayne se torna um eremita, com Alfred a tentar fazê-lo sair e interessar-se pelo mundo sem sucesso, até que entra Selina Kyle/Catwoman e eis que a trama começa a sério.

É certo que há alguns buracos, há algumas incongruências e momentos de revirar os olhinhos (eis uma lista com pontos interessantes, 3 ou 4 realmente vieram-me à cabeça enquanto via o filme). Sim, até um filme deste calibre não está imune a reviranços oculares. Além disso, a timeline é algo estranha, com um build-up que demora um pouco e depois a ação a precipitar-se num intervalo de tempo que passa num abrir e fechar de olhos. Não fossem os personagens a fazerem questão de dizer “passaram x meses/semanas” e julgaria que se tinha passado tudo quase no mesmo dia. Enfim...

No que toca a representações, Bale e companhia que vem dos filmes anteriores estão muito bem, como seria de esperar. Anne Hathaway como Catwoman conquistou-me, o que não pensei que fosse possível porque adoro a Michelle Pfeifer (primeiro girl crush, não tenho medo de admitir). São duas representações bastante diferentes e muito bem conseguidas, mas acho que Hathaway tornou-se a minha preferida. A Marion Cotillard e o Joseph Gordon-Levitt são bastante competentes. A primeira não conhecia, penso que nunca vi nenhum filme com ela, do segundo só conhecia da série “O Terceiro Calhau a Contar do Sol” mas já tenho ouvido falar muito bem dele e dos filmes em que entra e realmente gostei da sua exibição. Mas Tom Hardy é que simplesmente é fenomenal. Consegue fazer algo difícil, representar com uma máscara e ainda assim roubar as cenas, pelo menos na minha opinião. Como o meu irmão disse no final, lembra o Hugo Weaving no “V de Vingança” mas se este o deve à voz, Hardy deve-o ao facto de conseguir ser bastante expressivo mesmo com metade da cara tapada. E foi isso que mais me convenceu do que a sua voz, que felizmente foi mudada (nos primeiros trailers não se percebia patavina).

É, posto isto, talvez não o melhor filme de toda a trilogia mas, como disse, um final que acaba por ser digno e justo. Mais uma vez como disse o meu irmão, há um closure. Talvez não definitivo, porque abre a porta a outras questões que podem ser exploradas, mas penso que as respostas acabam por ser óbvias e as personagens têm o fim que merecem.

Já agora, deixo aqui uma outra análise.

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Mas a trilogia é sem dúvida para ter na estante. Aguardo que saia uma edição toda xpto com a trilogia completa, para poder revê-la vezes sem conta.

9 comentários:

Diana Marques disse...

Já eu acho que foi talvez o melhor filme da série, rivalizando ali com o 2º, porque com o Heath Ledger como Joker não se pode pedir mais nada. A Anne Hathaway também me surpreendeu como Catwoman, gostei bastante. She kicks ass! \o/ E quanto ao ritmo do filme, eu estava tão compenetrada que nem me importei! Até gostei porque assim não se tratou somente de um filme com porrada e explosões, etc, acrescentando uma parte mais humana, emocional à história. Mas eu sou suspeita, porque o Batman é o meu super herói favorito :P E depois, quem faz de Batman até é o Christian Bale... *sigh*
O Tom Hardy é, realmente, a grande revelação. Não é fácil representar com algo que nos tapa praticamente a cara toda, a não ser os olhos e mesmo assim consegue passar-nos a mensagem através deles. Muito bom!

Quanto à Marion Cotillard, tens de a ver em "La Vie en Rose", o filme que lhe deu o Oscar e o "Inception", também do Nolan, também com o Tom Hardy e o Gordon-Levitt :P

jen7waters disse...

Em duas palavras: Tom Hardy. \o/

WhiteLady3 disse...

Diana, eu no segundo filme adoro o Aaron Eckart. Devo ser a única pessoa mas acho que bate aos pontos o Heath Ledger, por muito demente e excecional que esteja. :P Eu gostei da parte humana, escusava era de os 5 meses passarem tão rápido, uma pessoa nem percebe que foram 5 meses. Acho que nem o tempo muda!

Eu tenho o Inception! Algures... eu já ia à procura dele, não era? xD

Jen, está tão bem! Tomara haver actrizes que conseguissem fazer o mesmo, sem máscara! *estou a olhar para ti Kristen Stewart*

jen7waters disse...

Espera aí mas não viste o Inception ainda? You must. É um grande mindf*ck! E tens a dupla Gordon-Levitt/Tom Hardy que são demais no filme. Agora que penso nisso também entra a Cotillard. (Estes 3 devem ter contrato para fazerem filmes juntos...)

WhiteLady3 disse...

Eu devo ser a única pessoa que ainda não viu o Inception. :D O Nolan adora usar os mesmos atores. O Cillian Murphy também entra no Batman e no Inception, o Bale também entrou no Terceiro Passo...

jen7waters disse...

(Deves mesmo!)
Já não me recordo do Cillian no Inception.. *.*

WhiteLady3 disse...

Acho que é uma das vítimas(?)

Olhó trailer! A música também em faz lembrar o Batman. O_o

p7 disse...

:O Ainda não viste o Inception? :O Quando vires, depois deixa aqui a tua opinião, agora estou curiosa para ver o que achaste. ;)

Imagino que a razão pela qual a música do Inception te lembra o Batman é porque o compositor é o mesmo, o Hans Zimmer. ;)

WhiteLady3 disse...

Deixo, deixo aqui a opinião. :D

Mas podia ter uma sonoridade diferente. Ele também compôs para o Gladiador, que não tem nada a ver com o Batman. E agora vou ali ouvir a "The Battle" que é a música mai'linda.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...