27 de novembro de 2012

Quando não estou a ler (8)

Este último fim de semana foi de Fórum Fantástico e como sempre, ou pelo menos como nos últimos dois anos (as únicas edições a que tinha ido), só pude ir um dia, ou seja sábado. Mas se naqueles anos ficava lá fora (na primeira vez foi uma visita muito rápida, só para comprar um livrinho, e no ano passado estava em amena cavaqueira, na companhia do Twitgang, fora do auditório), este ano entrei no auditório para assistir a algumas das atividades que por lá decorreram. Blogs, como o da Bookeater/Booklover da p7 e, sobretudo, o Viagem a Andrómeda, fazem um retrato bastante completo do que se passou.

ClockWork Portugal
Fui sobretudo para assistir à participação do ClockWork Portugal, que promete continuar tão ativo em 2013 como esteve este ano. Eu cá fico à espera de assistir a novos Diários Steampunk e espero vir a visitar a EuroSteamCon se vier a acontecer, já que este ano com muita pena minha não o pude fazer. :(

Também tive a oportunidade de assistir ao painel "Mitos e Fantasmas na ficção nacional", da qual destaco a intervenção de David Rebordão, realizador da curta "A Curva", que me fez saltar na cadeira quando a vi há já algum tempo. Foi interessante vê-lo falar sobre como a curta cresceu como fenómeno na internet, o que parece tê-lo apanhado de surpresa. Fiquei também bastante satisfeita por ouvir que para o ano é capaz de estrear um filme seu com o Rutger Hauer (acho que o meu fangirlismo e o da Tchetcha foi audível) e menos satisfeita por saber que um outro projeto seu, sobre lendas portuguesas de caráter paranormal, não encontre apoios apesar de estar quase tudo pronto (recolha de lendas feita, guião para 13 episódios de 25 minutos escrito). Também foi possível assistir a uma curta de animação, "Conto do Vento", com uma história bastante interessante, contada por um narrador e de um ponto de vista pouco usual.

Rogério Ribeiro, Dan Wells e Luís Filipe Silva
Por fim, tenho de destacar Dan Wells, de quem fiquei praticamente fã apesar de nada ter lido da sua autoria. No entanto, pareceu-me salutar que ele se tivesse dedicado ao que era forte, o aspeto negro e macabro, em vez de continuar a escrever dentro de géneros em que aparentemente não se saía tão bem, e explicasse o que o levou a escrever sobre serial killers. A sua intervenção teve bastante piada e despertou a minha atenção já que também tenho alguma curiosidade sobre os temas (a dualidade de como algo bom pode criar ou fazer lembrar algo mau e vice-versa) que ele parece tentar abordar nas suas obras, nomeadamente na série "John Cleaver".

E acho que foi isto. As fotos não são as melhores, foram tiradas com o telemóvel, mas foi o possível. Estavam lá algumas bancas a vender livros. Consegui sair de mãos a abanar, apesar de ter ficado MESMO tentada em comprar os livros do Dan Wells, mas a minha carteira não tinha uma moedinha que fosse. Foi um daqueles dias "comer ou comprar livros?" e eu preferi comer. E diga-se que fiquei bem almoçada, por isso I regret nothing. :D

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...