19 de janeiro de 2013

Curtas: Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, Como Treinares o Teu Dragão, Rápida e Mortal

Título: Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
Diretor: Mike Newell
Baseado no videojogo “Prince of Persia” de Jordan Mechner por Boaz Yakin, Doug Miro e Carlo Bernard
Atores: Jake Gyllenhall, Gemma Arterton, Ben Kingsley

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 1/jan/2013. Estava a dar na SIC e não me apetecia ler. Além disso tinha alguma curiosidade em ver como adaptavam o jogo, não que fosse fã mas via o meu irmão jogar.

Opinião: Devo dizer que não estava à espera de gostar tanto como gostei, mas também não sabia bem do que estava à espera embora as expectativas já estivessem no mínimo pois as adaptações de videojogos parecem deixar sempre algo a desejar. Conhecia o jogo, pelo menos a versão mais antiga, se não estou em erro (link lá em cima), e tinha alguma curiosidade, como já disse, pois apesar de não ser gamer (tentei jogar o “Assassin’s Creed” depois de ler a novelização do segundo jogo e ainda está à espera que faça uma missão...) via o meu irmão a jogar (sou aquela que fica ao lado a gritar “olha para a tua frente! Salta! Tens um gajo atrás de ti! Cuidado!”) e queria ver como tinha sido adaptado. Acaba por não ser nada de especial com um enredo algo atabalhoado e previsível por demais. No entanto, entretém e tem uma ou outra piada bem conseguidas, como a dos impostos.

Citações: 
Sheik Amar: I crafted our lurid reputation in order to fend off the most insidious evil that's been lurking this forsaken country of ours. Y'know what I'm talking about?
[Dastan shakes his head]
Sheik Amar: Taxes! 
Veredito: Deu na televisão e pouco se perde com isso.

Título: Como Treinares o Teu Dragão
Diretor: Dean DeBlois e Chris Sanders
Baseado na série de livros How to Train Your Dragon de Cressida Cowell por William Davies, Dean DeBlois e Chris Sanders
Atores: Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson (na versão original)

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 2/jan/2013. Deu na véspera de Natal mas como não ia estar em casa pus o filme a gravar para poder ver noutra altura, quando tivesse oportunidade. E essa oportunidade surgiu uma semana depois, estando eu em casa de férias e apetecendo-me ver um filme de animação.

Opinião: Pouco ou nada sabia sobre o filme, só que no original contava com as vozes do Gerard Butler e do Craig Ferguson, e que a P7 tinha gostado. Mas como é uma animação e tem dragões, nunca pensei vir a dar o meu tempo por perdido. E realmente não dei!

Apesar de ter uma história previsível  daquelas de encontrar a amizade onde menos se espera e só porque o outro é diferente não quer dizer que sejam realmente maus, acaba por ser muito agradável de seguir, mais não seja por os diferentes dragões e personagens secundárias terem personalidades algo distintas, mesmo que não sobressaiam como o par principal. Acabam por ser personagens cliché, mas é daqueles clichés que resultam neste tipo de filmes.

A animação é bastante bonita, sobretudo nas partes do voo e a versão portuguesa pareceu-me bem conseguida, apesar de desejar ver a original (sotaque escocês!!!!)

Uma nota para o final. Apesar de achar a história previsível  houve um detalhe no final que me surpreendeu, e bastante, pela positiva. Achei muito bom, de acordo com o enredo e talvez algo arriscado mas acaba por fazer uma enorme diferença e tornar o filme ainda mais especial.

Veredito: Vale o dinheiro gasto.

Título: Rápida e Mortal
Diretor: Sam Raimi
Escritor: Simon Moore
Atores: Sharon Stone, Gene Hackman, Russell Crowe, Leonardo DiCaprio

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 3/jan/2013. Estava a dar no Canal Hollywood e aproveitei para rever.

Opinião: Não é nada de outro mundo, nem será o melhor filme de cowboys ou passado no faroeste jamais feito (e de momento não me consigo lembrar de nenhum outro *bad memory*) mas é um dos meus guilty pleasures (e sim, tenho bastantes, nomeadamente quando as gajas dão enxertos de porrada ou desenrascam-se sem os gajos *Girl Power!*).

A história resume-se muito basicamente à tentativa de executar vingança por parte da personagem de Sharon Stone contra a de Gene Hackman, por aquele ter causado a morte do seu pai. Para tal, inscreve-se numa competição duelista.

Como disse, não é nada de outro mundo e a Sharon Stone é algo insípida na sua atuação, sendo que as cenas mais emocionais deixam muito a desejar, mas acabo por gostar das várias personagens, da história e sobretudo dos duelos, onde a tensão é quase palpável. Além disso há sangue e cabeças a serem estoiradas. :D

Veredito: Deu na televisão e pouco se perde com isso.

5 comentários:

p7 disse...

Acho alguma piada ao "Príncipe da Pérsia" (o filme, o jogo nunca joguei), mas tem passado tantas vezes na TV nos últimos 6 meses que já enjoa. :/

O "Como Treinares o Teu Dragão" é tão fofinho. :D Também gosto do final, tocou-me mesmo... Ah, o original deve ser fabuloso com aqueles sotaques, mas pergunto-me se todo o elenco os faz.

WhiteLady3 disse...

Eu nunca tinha apanhado o filme na TV, foi a primeira vez mas não me parece que vá enjoar que é daqueles filmes que só uma vez chega.

Acho que muitos são escoceses, quase como no Brave.

jen7waters disse...

A cena que me parte a rir no Príncipe da Pérsia: quando o Dastan aparece em frente da Tamina com o dagger enfiado nas calças, perigosamente perto do crotch, ela fica parada no tempo a olhar, e o crotch em grande plano.
This dirty mind!! xD

WhiteLady3 disse...

Não me recordo dessa parte! Será que a minha mente está a tornar-se pura?! *medo*

jen7waters disse...

Oh noes! Ahah, acho que é numa das cenas iniciais, quando ele apanha o dagger e nem sabe para que é que ele serve. ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...