9 de agosto de 2013

Thor

Sim, podia colocar o poster com o Thor
mas TOM HIDDLESTON!
Diretor: Kenneth Branagh
Baseado nas comics da Marvel por Ashley Miller, Zack Stentz, Don Payne, J. Michael Straczynski e Mark Protosevich
Atores: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 3 de agosto em casa.

Opinião: O meu irmão parece estar numa de ver a Phase One da Marvel Cinematic Universe e como eu também só vi "Os Vingadores" e os Hulks, lá me pus a ver este até porque tem o Tom Hiddleston e é realizado pelo Kenneth Branagh! *fangirla como se não houvesse amanhã* Onde é que eu ia? Ah pois, faltam-me ver os do Homem de Ferro que supostamente acontecem antes deste filme e o Capitão América, mas quer dizer, eu comecei logo pelo final, não é verdade? Agora é tentar pôr-me em dia. :P

Pouco ou nada conheço das comics, apesar de ter um volume graças à coleção Heróis Marvel que saía o ano passado com o Público, ou mesmo da própria mitologia nórdica que acaba por lhe servir de inspiração, apesar de ser fascinada por este tipo de coisas, pelo que não posso dizer muito em termos de adaptação em si. Já em termos de filme como um todo, achei-o algo disperso. A história divide-se entre Midgard (Terra) e Asgard (o reino dos deuses) sem, no entanto, existir uma grande coesão narrativa. A parte que tem lugar na Terra, para além de ter pouco ou nenhum interesse, parece passar-se num par de horas (ou num dia), pelo que não se percebe muito bem de onde nasce o suposto romance entre Thor e Jane, assim como a mudança de carácter na personagem principal, que passa de orgulhoso a mártir. Ok, eu sei que ele é um herói e que sacrifícios são praticamente um requisito para o papel, mas se aquilo era para ser um exílio, foi um exílio muito pouco exilado, pareceu-me.

Mais interessante é a história de Asgard, com a relação de Loki e Odin a ser bem explorada, ainda que gostasse que fosse mais aprofundada, assim como de Odin e Loki com o próprio Thor. Aqui nota-se o toque de Branagh e a sua escola Shakesperiana. Ainda que pouco conheça da obra do bardo (com tempo lá iremos :P ), a profundidade de emoções, a relação entre personagens, sobretudo de gerações diferentes (pais e filhos), os confrontos entre eles, e mesmo o egoísmo e a inveja, estão ali e pareceram-me muito bem trabalhados. De certeza que os atores ajudam a isso, pois o Tom (<3) e o Sir Anthony estão muito bem. Já agora, posso manifestar surpresa por ver o Anthony Hopkins nestas lides?! *fangirla um bocadinho mais*

Os restantes atores também vão bem nos seus papéis apesar de se ver muito pouco deles. Talvez em filmes subsequentes isso se altere (quero saber mais sobre a personagem do Idris Elba!) pois este filme acaba por parecer mais introdução ao herói, a um vilão que pode vir a dar (ainda) mais problemas no futuro, e ao próprio filme dos Vingadores, do que outra coisa qualquer. Em termos de ação, acabou por não me parecer tanto um filme de super-heróis da Marvel, ou pelo menos não foi o que eu esperava e desiludiu por esse aspecto, mas tanto a luta em Jotunheim como o showdown entre o Thor e o Loki estão bem conseguidas. Já o segundo parece poder vir a ser aquilo que esperava deste.


Oh Marvel, não era preciso dares-me um filme com o Tom Hiddleston como prenda de aniversário, mas não me queixo... Nope!

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Sobretudo porque sei o que se segue, mas realmente nota-se que o facto de ser um filme talvez tenha limitado um pouco a maneira como a história foi contada. Tendo a necessidade de mostrar e apresentar duas realidades distintas, acaba por não dar a devida atenção a ambas e, claramente, uma das linhas de história sofre com isso.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...