16 de novembro de 2013

Desafios 2014

Já se vê muita gente a pensar nas suas leituras de 2014, ou pelo menos a pensar participar e a organizarem as suas participações em vários desafios de leitura. Eu ia para fazer o mesmo: queria voltar a participar em desafios, como o Mount TBR Reading Challenge e o Monthly Key Word Challenge, que gostei de participar neste e outros anos, surgiu também o Monthly Motif Challenge que parece interessante, assim como muitos outros. Mas não sei como vai ser a minha vida em 2014, se este ano servir de indicador vai haver altos e baixos nas minhas leituras e disposições. Assim em 2014 não vou participar em nenhum desafio.

Ok, talvez não seja bem assim, vou participar em alguns mas são mais pessoais, por assim dizer, do que os enunciados. Vou continuar a participar no do Goodreads, para ver se para o ano consigo ler mais do que em 2013. Não vou fazer um novo cartão para o Book Bingo mas vou continuar a tentar preencher o que tenho. Acabando-o logo vejo se faço outro. Mas o grande desafio vai ser domar a pilha de livros para ler e, para tal, inspirei-me na Telma e na Calico Reaction. A Telma tem o desafio 4 para 1 e a Calico tinha este, eu resolvi adaptar ambos às minhas necessidades e fiquei com algo deste género:
  1. emprestado / nova compra / livros que estão parados a meio
  2. há muito tempo na estante
  3. volume de uma saga
  4. não-ficção
  5. e-book/áudio-livro
  6. uma antologia
O primeiro ponto é então para ler livros emprestados que tenho cá por casa, livros que comprei em 2013 (que fui ver melhor e aparentemente andei a iludir-me, posso ter comprado poucos mas no início do ano ainda me deram alguns xD) ou venha a adquirir em 2014 e aqueles que insistem em não sair da "currently reading shelf" no Goodreads. No ponto 2 estão todos os livros adquiridos antes de 2013, mas queria ver se me concentrava em livros que adquiri há 3 ou mais anos. Sinceramente não sei se tenho muitas sagas a meio, mas penso que tenho algumas ainda por começar e se calhar já era altura de lhes pegar, assim como em livros de não-ficção, apesar de estes serem em menor número. Por fim, e porque os e-books já começam a ser muitos, começa a ser necessário dar-lhes também vazão. O ponto 6 surge aqui depois de reparar que tenho algumas antologias na "currently reading" e outras, como os das Selecções do Reader's Digest, e pensar que não vou ler estes livros de seguida, logo o melhor será fazê-lo um conto, texto ou peça de teatro de cada vez.

É claro que posso fazer algumas travessuras, por exemplo, comprar um novo e-book que faz parte de uma trilogia e lê-lo, daí que na mesma série possa ler dois títulos novos ou dois e-books ou dois volumes de sagas... Não fecho completamente as aquisições e novos empréstimos, mas comprometo-me a lê-los de modo a que a pilha não aumente.

Pareceu-me que seria interessante, bastante versátil e sobretudo uma maneira algo engraçada (sim, a minha ideia de engraçado pode diferir da opinião geral) de começar a focar-me no que tenho por aqui. Volta e meia talvez espreite os outros desafios, como o Monthly Key Word e faça pesquisa na minha pilha TBR para ver se tenho algum livro com essa palavra que possa ler ou faça votações como fiz este ano, mas não forçar-me a nada, a não ser domar a pilha um livro de cada vez. :)

Edit: acrescentei um ponto ao meu desafio.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...