24 de janeiro de 2014

Sherlock (3)

Criado por: Mark Gatiss, Steven Moffat
Atores: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman

Mais informação técnica no IMDb.

Temporada: Terceira. Crítica às anteriores aqui e aqui.

Opinião: Isto de esperar dois anos por uma temporada de uma série que começa e acaba num abrir e fechar de olhos é um pouco frustrante. Ainda assim, não trocava estes três episódios desta fantástica série por nenhuma outra.

O primeiro episódio foi giro, com as várias teorias sobre como o Sherlock teria sobrevivido, tal como "Manny Happy Returns" prometia, a suscitarem a maior parte das gargalhadas. O segundo também foi engraçado, com Sherlock num papel que jamais teria imaginado. xD E o terceiro foi genial. O pior foi mesmo os casos que não achei tão bem conseguidos como outros. O do primeiro episódio fez-me lembrar "V de Vingança" (por momentos esperei que o Old Bailey fosse pelo ar ao som de 1812 Ouverture); no segundo adivinhei quem era o culpado, quem seria a vítima e o porquê antes do Sherlock (aliás, o meu problema com este detective é exactamente o de conseguir descobrir o culpado, ao contrário do Poirot), só me faltou o como; o terceiro episódio foi genial. Já o tinha dito? É só para verem o quanto gostei, foi o único que me surpreendeu verdadeiramente e passou directamente para o Top 3, suplantado apenas pelo "Scandal in Belgravia" porque esse sim é fantástico a todos os níveis e eu quero que a Irene Adler (a.k.a The Woman) volte de uma vez por todas e tenha muitos filhinhos com o Sherlock chamados John Hamish Watson!

Ora, se os casos não são assim tão bons porque é que eu acho que é uma excelente série e temporada, em que o pior dos episódios é ainda assim muito melhor que o melhor episódio de outras séries? Tudo se resume à relação entre Sherlock e Watson. Minha gente, não há nada melhor que ver a sociopatia funcional do Sherlock a interagir com a lealdade e a bondade inerentes a Watson. E nesta temporada a relação é explorada como nunca de uma maneira magnífica, sendo colocada à prova não só pelo logro, digamos, de Sherlock mas pela nova mulher na vida de Watson que veio, aparentemente, para ficar por muitos e longos anos. Pelo menos assim espero eu, e penso que todas as outras pessoas, porque Mary é sem dúvida, apesar dos seus defeitos, ou melhor apesar do mistério sobre o seu passado, a companheira ideal não só para Watson como para Sherlock porque, convenhamos, quem casa com o Watson casa também com o detective. :D Mary foi uma lufada de ar fresco numa série que provavelmente não o precisava, mas que ainda bem que o fez porque só a eleva a outro patamar.

Mas não foi só Mary, nem mesmo Mycroft (se o Sherlock é um sociopata funcional, pergunto-me o que será Mycroft e que raio fez ele a outro irmão? *medo, muito medo, mas também respeito, quero ser como o Mycroft quando for grande*) cuja relação com Sherlock é também explorada de forma maravilhosa, dando-nos a conhecer melhor como as duas personagens se relacionam e como terão crescido, a elevarem ainda mais a série. Também o fez o vilão que, sinceramente, já deixa saudades até a mim que sou fã do Moriarty (já agora... *guinchinhos*). Charles Ausgustus Magnusson, veio, viu e (con)venceu-me e tenho pena que não volte pois ver mais alguém a usar o mind palace para além do Sherlock foi fenomenal e acaba por o tornar mais humano, já que não é assim tão infalível e único como julgaria ser, e era coisa para render mais episódios, digo eu.

E lá volta a espera... mas compensa, oh se compensa.

Veredito: Para ter na estante. Caso não tenham percebido adorei, mesmo que os casos não fizessem nada por mim, mas já é hábito nas histórias com este detective. Mas se os casos são menos bons, a relação entre Sherlock e os que o rodeiam é explorada de forma fenomenal e só por isso valerá sempre a pena ver e rever.

5 comentários:

Landslide disse...

Como eu te compreendo... São só três episódios, mas valem por uma temporada de 23...
Adoro, adoro, adoro esta série! Toda a atenção ao pormenor, a qualidade dos textos, dos cenários e da cinematografia, a banda sonora fantástica e o elenco perfeito. E quando penso, pronto agora já não se conseguem superar, provam-me sempre que estava errada.
E há boatos que podemos ter a quarta temporada pelo Natal, já viste? \o/

WhiteLady3 disse...

Não sabia mas YAY! Vamos ter episódios uma semana antes! \o/ :P Já ouvi é que há planos para uma 5ª temporada.

Landslide disse...

Não é só uma semana antes, que estivemos 2 anos à espera da temporada 3... Por isso ter uma nova temporada no ano seguinte era algo de espectacular!

E sim, o Benedict e o Martin assinaram por mais duas temporadas, já está confirmado!

WhiteLady3 disse...

Foi 2 anos porque andaram a brincar aos dragões e aos hobbits, e andaram armados em atores espetaculares com agendas cheias. :P Eles deviam era de se dedicarem apenas a esta série e prontos, não haveria esperas! *sonha com um mundo em que TODOS OS DIAS há um novo episódio do Sherlock*

Landslide disse...

Tens toda a razão! How dared them?!?
*sonha em viver nesse mundo*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...