5 de janeiro de 2014

Temporada William Shakespeare - Acto III

Tanta coisa boa neste Tumblr. xD
É verdade que depois de uma boa estreia, o segundo acto deixou a desejar, mas não quero desistir de conhecer ainda melhor um autor que vim a admirar, daí que venha o Acto III!

Uma das minhas intenções para esta terceira parte era ver a peça "Coriolanus" com o Tom Hiddleston (<3), já que tinha lido que seria transmitida a nível internacional no final do mês. Pensava que tal seria através da net, nalgum tipo de streaming e só depois reparei que é em cinemas e que já aconteceu com outras produções, nomeadamente "Macbeth" com o Kenneth Branagh. *chora porque também não pode ver* No entanto, e porque os astros por vezes se alinham, estava um dia destes a folhear a Agenda Cultural de Lisboa quando me deparei com a notícia de que o Teatro S. Luíz ia exibir "Como Queiram" e hoje de manhã vi que o Teatro D. Maria II ia apresentar, nada mais nada menos que... "Coriolano"! Ok, não tem Tom mas parece que tem Albano Jerónimo, o que também não é mau. A ida ao primeiro está garantida (Shakespeare in the theatre!), ao segundo logo se vê.

Para além de ir ao teatro, proponho-me novamente a ver adaptações das peças para o cinema e televisão, documentários, ou qualquer outra coisa relacionada com o Shakespeare. Também quero ler algumas coisas inspiradas ou que mencionem peças do tio Shakes, como o livro Just One Day, ou até retellings, como o Julieta, Quando Tu Eras Meu, sei lá... coisas desse tipo mas dependerá se são livros que tenha ou consiga arranjar na biblioteca e não me impeça de concretizar o maior desafio deste ano - diminuir a pilha e comprar ou pedir emprestados poucos livros.

Para além disto, e aqui reside a grande diferença, penso eu, em relação às outras edições, é que quero tentar ler pelo menos metade das Complete Works. De momento vou a 10% do livro, com 4 peças lidas. Não sei a quantas peças equivalerá 50%, mas devem ser muitas. Este livro será então a antologia (o ponto 6 do meu desafio) a que devo recorrer mais e vou tentar variar entre os géneros das peças, tragédias e comédias, e ler alguns poemas.

É uma grande empreitada, mas tenho ano todo para me ir dedicando a ela. Vamos a ver como corre.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...