16 de maio de 2014

The Killing: Crónica de um Assassinato (2)

Criador: Søren Sveistrup
Atores: Sofie Gråbøl, Morten Suurballe, Nikolaj Lie Kaas

Mais informação técnica no IMDb.

Temporada: Terceira e diz que última, mas eu não quero que acabe! :'(

Opinião: Gosto tanto desta série! Foi por isso com alguma tristeza que depois do último episódio fui procurar se havia mais mas aparentemente é para a história ficar por aqui. Mas porquê? Como pode não haver mais?! Aquele final... *sniff* A sério, os finais de série e de temporadas andam a dar cabo de mim e do meu coraçãozinho, já para não falar em deixarem-me de boca aberta abismada porque "OMD eu não posso acreditar no que acabou de acontecer!" Será que já ninguém acredita em finais felizes? Pergunta quem se queixou do final de um filme há tempos... *assobia inocentemente* E está claro que não estou a incluir aqui o final de "HIMYM", que me quebrou o coração mas por outras razões. *suspira*

Depois de uma temporada um pouco menos bem conseguida mas ainda assim interessante (da qual falei um bocadinho aqui), esta voltou a surpreender-me, na medida do possível, com os seus twists e personagens. Adoro a Lund! A sua vida profissional voltou a meter-se na pessoal e é tão triste ver ela a fazer esforços de certa forma inglórios por acabar por ir tudo abaixo. Às vezes parece que nem sequer vale a pena ela tentar, as coisas estão condenadas a fracassar.

Como disse, na medida do possível a série acabou por surpreender porque pareceu, em termos narrativos, muito semelhante à primeira. Mais uma vez a política está de certa forma envolvida, o que sinceramente já se estava a tornar repetitivo sobretudo porque pareceu forçada, ainda que menos que na anterior, e um caso em época de eleições? Onde já vi isto? Ah pois... Na primeira temporada... onde o drama familiar também tinha lugar. Ok, aqui trata-se de um rapto enquanto que o primeiro era um homicídio, mas a exploração do drama, algumas atitudes das personagens são em tudo semelhantes. E depois temos também aquela coisa de não conhecermos realmente quem está perto de nós, quem nos acompanha no dia-a-dia e pode esconder os mais temíveis segredos.

Sim, em vários aspectos esta temporada foi em muito semelhante à primeira mas (e quem sabe até por causa disso) gostei tanto ou ainda mais que aquela, já que neste caso por a série ser mais pequena não engonharam tanto e tiraram pistas aparentemente da cartola tipo 15 dias depois. E depois temos o final, que me deixou de boca aberta e com o coração nas mãos. Apesar de desejar um completamente diferente, porque 'tadinha da Lund já merece que algo lhe corra bem, não posso deixar de achar o final perfeito, completamente de acordo com a personagem. Entendo o porquê de não continuarem a série, mas gostava tanto de continuar a seguir a Lund porque nada é mais trágico que querer mudar e deitar tudo a perder no momento seguinte, mas faz uma série tão boa. *modo sádica on*

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Tenho de começar a voltar-me para policiais nórdicos porque se forem como a série, meu Deus há todo um mundo sem fim de livros por ler!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...