24 de setembro de 2014

Richard II

Autor: William Shakespeare
Ficção | Género: peça de teatro - histórica
Editora: Wordsworth Classics | Ano: originalmente publicado em 1597 | Formato: livro | Nº de páginas: | Língua: inglês

Como me veio parar às mãos: está nas Complete Works do Shakespeare. <3

Quando e porque peguei nele: 24 de agosto, estava a querer ler algo histórico e achei que estava na hora de voltar à segunda mini-pilha. Ainda falta ler 2 livros! *aplica-se nas leituras*

Opinião: Já por aqui falei da adaptação da "Hollow Crown" e sinto que pouco tenho a dizer, tendo em conta o que já tenho escrito sobre o homem. Continuo fascinada e cada peça me faz admirar ainda mais o senhor.

Tendo já visto uma adaptação, o texto acabou por não ser uma surpresa mas lido tem um outro encanto. Percebe-se melhor algumas ideias, vê-se mais semelhanças com outras obras e entende-se melhor a história. :P Pareceu-me bem mais notório que na adaptação a semelhança com Hamlet, sobretudo em termos do conflito interior da personagem titular. São ambos algo depressivos e com aparente pouca força interior para converterem alguns dos seus pensamentos em ações. São daqueles que se queixam de tudo, mas fazerem algo para mudar está quieto. No entanto, as suas tiradas introspetivas são magníficas, seja o solilóquio ou toda a cena da deposição.

Também tenho de dizer que fiz uso das Sparknotes. xD Apesar de já conhecer a história da peça, a verdade é que conhecia pouco da História inglesa aqui retratada e por isso fui fazendo algumas pausas na leitura para entender melhor algumas situações que são descritas. Não deixa de ser ficção mas acho que dá uma ideia interessante do quão tumultuosa foi a história inglesa durante o final da Idade Média e início da Moderna, com várias lutas pelo poder de diversas fações e que terá culminado na Guerra das Rosas e ascensão dos Tudor, dinastia reinante durante a época de Shakespeare e que acabaria pouco tempo depois da escrita desta peça.

Veredito: Para ter na estante.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...